A tireoide é uma glândula muito importante no corpo humano. Mesmo que não seja tão grande, ela é responsável pelo sistema endócrino do organismo. Localizada no pescoço, essa glândula pode sofrer algumas alterações e apresentar consistências incomuns, que afetam a formação e o desempenho da glândula.

Uma dessas situações é quando surge algum nódulo sólido que pode atrapalhar a produção de hormônios. Essa alteração pode ser facilmente vista em alguns casos, mas, na maioria, é mais difícil de ser notada. Por isso, o diagnóstico precisa ser feito.

O que vem a ser o nódulo sólido?

Assim como em outros órgãos do corpo, a tireoide é constituída por células.  O nódulo sólido surge quando essas mesmas células se agrupam e formam uma massa firme e consistente, que pode ter um tamanho variado, chegando até a ser do mesmo tamanho que a própria tireoide. Muitas ver há mudança do tipo celular devido mutações que ocorrem no DNA das células tireoidianas.

Diferente de um cisto, um nódulo mais firme pode ter maior relação com um câncer. Entretanto nem todos serão uma anormalidade cancerígena. Por não terem tanto líquido em sua composição, a formação é mais seca, dura e mais palpável. O coloide, que é a mistura de hormônios e material inflamatório que a tireoide produz, não é tão presente no nódulo.

Quem pode ter esse nódulo?

Embora seja mais comum no público feminino, tanto homens como mulheres podem desenvolver esse tipo de nódulo mediante duas características:

  • A idade avançada – Mudanças hormonais e fatores genéticos podem estar relacionados ao aparecimento nesta população.
  • Fatores hereditários – Nem todos casos são hereditários, mas há probabilidades. É mais comum nas mulheres do que nos homens. Entretanto, no sexo masculino a relevância de câncer é mais forte.

Busca médica

Quatro soluções podem ajudar a detectar a alteração na tireoide: exames de sangue que comprovem o nível de TSH, ultrassonografia, biópsia e o exame físico da tireoide. A partir dessas quatro avaliações, o médico poderá relacionar os sintomas e determinar o tratamento mais adequado para eliminar o nódulo sem causar nenhum dano ao corpo.

A medida mais comum é a cirurgia para retirar a tireoide.  Se for mais propício, o médico poderá injetar álcool para encolher o nódulo. O procedimento se chama alcoolizarão e deve é sempre ser feito por um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.