A tireoide é uma glândula com um formato que lembra uma borboleta, responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, substâncias fundamentais para o bom funcionamento de diversas atividades do organismo. Esses hormônios trabalham para regular desde pequenas funções cerebrais até o bom funcionamento intestino.

Nódulos na tireoide

Quando surgem nódulos na tireoide, eles têm características diferentes do tecido tireoidiano considerado normal. Assim, é possível administrar algum tipo de substância radioativa na região e, por meio de equipamentos modernos e específicos, pode-se identificar o contorno do nódulo e também sua capacidade ou não de absorver o iodo radioativo. Quando o nódulo possui a capacidade de concentrar uma quantidade elevada dessa substância, ele é considerado um nódulo quente.

Comparado ao tecido normal da glândula, o nódulo quente da tireoide consegue concentrar grandes quantidades do iodo radioativo e, por isso, é identificado como um nódulo hiperprodutor de hormônio. Mas o que isso significa? Um nódulo quente da tireoide significa que ele é um nódulo benigno e está produzindo hormônios em excesso.

Por outro lado, é possível que o nódulo na tireoide não seja capaz de absorver ou captar grandes quantidades do iodo radioativo. Isso significa um nódulo frio, que capta pouca radioatividade e, consequentemente, tem mais chances de ser um nódulo maligno.

Como é feito o tratamento?

O tratamento mais comum recomendado pelo médico para tratar o hipertireoidismo causado pelo nódulo quente é o radioiodo ou a cirurgia.

É preciso deixar claro que cada caso tem suas particularidades. A forma de tratamento para o nódulo quente na tireoide deve ser definida por um especialista. Por isso, procure um médico de confiança e realize exames periodicamente. Dessa forma, é possível fazer um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento rapidamente, evitando eventuais complicações da doença. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.