O que é uma Bomba de Insulina?

O avanço da medicina, em conjunto com a engenharia, permitiu o desenvolvimento de um dispositivo que se tornou um marco no tratamento do Diabetes tipo 1.

O Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI), comumente conhecido como Bomba de Insulina, é um equipamento que personaliza as doses de insulina de acordo com as necessidades e especificidades de cada metabolismo.Saiba mais

Por isso, países desenvolvidos já utilizam as Bombas de Insulina como primeira escolha no tratamento. Países europeus têm uma taxa de uso da bomba, entre os diabéticos tipo 1, maior que 70%. No Brasil, essa taxa é de apenas 0.1%, o que revela que os diabéticos poderiam ter um melhor controle da doença e evitar complicações futuras caso tivessem acesso a esta tecnologia.

Como funciona?

A instalação da bomba de insulina requer, porém, um entendimento e engajamento do paciente, ou de seu responsável, no tratamento.

A bomba de insulina não reduz o compromisso e o trabalho de autocuidado que o paciente deve ter consigo. Por isso, não pode ser confundido com um pâncreas artificial que teria uma autonomia artificialmente projetada.Saiba mais

Os passos para a instalação de uma bomba têm de começar com o entendimento de como age a insulina no próprio corpo. É preciso entender como realizar a contagem de carboidratos e gostar de aprender coisas novas para passar por esse desafio com sucesso total.

E se não der certo?

As empresas que disponibilizam esse dispositivo no Brasil, atualmente, disponibilizam testes com alguns modelos para que o paciente possa, antes de adquirir a sua, ter a certeza, junto com seu médico, de que a adaptação ocorrerá de forma favorável.

Saiba mais

Nesse período de teste, que dura 30 dias, faremos ajustes periódicos. Comumente, a melhora das glicemias são evidenciadas dia a dia ocasionando um controle melhor já nesses dias iniciais.

Após a conclusão do teste o paciente poderá adquirir a bomba diretamente com o fabricante.

E depois?

Quem se disponibiliza ao procedimento será acompanhado integralmente, com contato direto com o médico e o educador do fabricante diariamente.

Os recursos e detalhes da bomba são passados na primeira consulta, entretanto algumas funções avançadas são aprendidas à medida que o indivíduo adquiri experiência e entende o funcionamento do dispositivo.Saiba mais

A imensa maioria, cerca de 99,9% (baseado nos meus pacientes), ao final do teste, se perguntam por que demoraram tanto para experimentar algo que traz muitos benefícios na qualidade de vida deles e de seus familiares.

Você já pensou em usar uma bomba de insulina?

As tecnologias estão a nosso serviço para que possamos viver bem e manter o que temos de mais valioso na vida que é nossa saúde.