A diabetes é conhecida por ser uma doença que pode causar a perda da visão, provocar derrames (AVC), infarto e até a amputação de membros. Mas o que há poucos anos não se sabia, é que essa doença também está relacionada à perda auditiva.

Nesse artigo você vai entender como a diabetes afeta a audição, além de saber quais são os cuidados para se prevenir da surdez. Confira!

Entenda a perda auditiva provocada pela diabetes

Os estudos que constataram que a diabetes está ligada a perda da audição foram feitos por uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade de Niigata, no Japão.

Na pesquisa, mais de sete mil pacientes com diabetes e 12.800 sem diabetes foram analisados durante décadas. A conclusão da busca foi que as pessoas com a doença tinham mais chances de perder a audição do que o grupo não diabético.

Isso pode acontecer por alguns efeitos que a diabetes causa no organismo. O primeiro deles é que a alta taxa de glicose no sangue pode afetar o funcionamento dos nervos e vasos sanguíneos do ouvido interno. Esse mau funcionamento pode trazer infecções no aparelho auditivo, que em algum prazo, causa a surdez.

A outra condição é que a diabetes estreita as paredes da cóclea. Essa é a cavidade dentro do ouvido em que fica o órgão de Corti, que recebe os sinais na audição. E à medida que essa cavidade é prejudicada, a surdez avança.

Previna-se da perda da audição

Para evitar ficar surdo em condição diabética, o tratamento contra a doença deve ser feito diariamente. Aplicar a insulina em doses controladas em casos de diabetes tipo 2, e usar as medicações orais, são algumas medidas.

Lembrando que você deve respeitar os horários e quantidades determinados pelo seu médico.

Além delas, comer em horários programados e na porção certa também controla o índice glicêmico, sem deixar que ele suba e cause a hiperglicemia.

Como o caso da surdez provocada pela diabetes é relacionado ao aumento do nível de glicose, a alimentação também é um fator essencial no controle. A dieta deve ser bem balanceada, evitando os carboidratos e doces. Mas quando ingeridos, devem ser em pequenas quantias.

Além de todo o controle de ingestão de medicações e alimentos, é muito importante medir os níveis de glicose. E não só uma vez ao dia ou em jejum, mas sim, todos os dias, por várias vezes.

Assim você vai conseguir equilibrar os níveis glicêmicos para evitar a perda da audição. E claro, além desse transtorno grave, manter sua saúde mais estável sem os outros problemas causados pela diabetes.

Para o caso de diabéticos que tiveram a perda auditiva, o ideal é recorrer a um médico especializado. Ele poderá encaminhar esse tipo de paciente aos procedimentos de instalação de um aparelho auditivo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.