Ir ao médico com os resultados dos últimos exames e receber a notícia do profissional, de que você é pré-diabético, pode ser um choque. Muitas dúvidas surgem sobre como combater esse estágio da diabetes. O uso da insulina, por exemplo, está fora das práticas para controlar a pré-diabetes.

Mas há várias recomendações que, se seguidas com disciplina, vão evitar que a doença evolua para a diabetes, em que o tratamento é mais intenso. Conheça nesse artigo, diversas maneiras de readaptar sua vida nesse momento.

Pré-diabetes: entendê-la antes de combatê-la

Diferente da diabetes, o estágio anterior a ela requer cuidados mais relacionados à alimentação e estilo de vida, do que o uso de medicações diariamente.

Para não se confundir, esse estágio chamado pré-diabetes aparece quando os níveis de glicose no sangue já estão acima do normal porém não alcançaram valores que caracterizam a diabetes.

Outra característica dessa fase, é que ela precede a diabetes de tipo 2. Essa categoria da doença é desenvolvida ao longo da vida e tem fatores genéticos e hereditários como possíveis causas. Entretanto, causas externas como o uso de cigarro, sedentarismo e hábitos alimentares ruins podem desencadear a doença também.

Nem todos os pacientes que têm pré-diabetes irão necessariamente desenvolver a doença. Para não passar para a próxima etapa, veja todas as recomendações a seguir.

Como consigo controlar esse problema?

Atividades físicas são ótimos meios de controlar os níveis de glicose no sangue nesta fase.

Praticar caminhadas, nadar ou andar de bicicleta por meia hora já terá um efeito positivo. Mas para ter o benefício da atividade escolhida, ela deve ser feita de três a cinco vezes por semana!

Aliar a prática de exercícios físicos com uma alimentação mais equilibrada também é outra maneira de prevenir a diabetes.

Pratos com muitos carboidratos, como massas, pães, bolos e tortas se transformam em glicose no organismo. Com isso, o pré-diabetes irá progredir rapidamente transformando-se em doença: o diabetes. Para evitar isso, o ideal é substituí-los por alimentos de baixo índice glicêmico.

Você também deve evitar alimentos muito gordurosos ou doces, como refrigerantes e comidas fritas.

Quem é tabagista também deve se esforçar em largar o cigarro ao ser diagnosticado com a fase que antecede a diabetes. O uso do cigarro aumenta em quase 40% as chances de uma pessoa ter diabetes.

Pessoas com sobrepeso ou obesas estão entre as que têm alto risco de desenvolver a diabetes em menos tempo, diante de uma fase pré-diabética. Uma dieta alimentar combinada com exercícios para abaixar o peso pode controlar esse estágio.

Mas há casos em que uma cirurgia bariátrica, também conhecida como redução de estômago, é necessária. Para isso, um médico deve fazer uma avaliação completa antes de realizar o procedimento.

Seguindo algumas dessas precauções fica mais fácil controlar a pré-diabetes e evitar que a diabetes apareça de fato!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.