A reposição hormonal é um dos tratamentos mais indicados e procurados por mulheres que estão passando pelo período da menopausa. A menopausa é o momento no qual começam a ser interrompidos os ciclos menstruais, o que acaba causando grandes mudanças no organismo da mulher.

Estas alterações são causadas, em sua maioria, pela diminuição da produção natural do estrógeno e de outros hormônios, e durante este processo, muitas mulheres podem sofrer com sintomas desagradáveis, como ondas de calor, alterações na pele e nos cabelos, irritação, insônia, mudanças no humor e na libido, entre outros.

A menopausa também é um período marcado por ciclos menstruais bastante irregulares e que acabam deixando a mulher bastante preocupada e ansiosa.

Estas sensações, dificultam a vida e trazem muitos incômodos, mas podem ser amenizadas ou eliminadas por completo com o uso de hormônios sintéticos, disponibilizados em forma de medicamentos.

Apesar de não ser algo novo na medicina, já que desde a década de 60 mulheres vêm sendo tratadas desta forma, a reposição hormonal ainda é cercada de mitos. A seguir, veja alguns deles e quais são as verdades a respeito deste tipo de tratamento.

Mitos e verdades sobre a reposição hormonal

1. Qualquer mulher pode ser tratada através da reposição hormonal

Não é bem assim. O tratamento deve ser sempre indicado por um médico especialista, que deverá avaliar a saúde completa da mulher para verificar se não existem riscos envolvidos.

2. Mulheres que fazem tratamentos com reposição de hormônios tendem a ter mais câncer de mama.

Infelizmente é uma verdade. Isso não significa que todas as mulheres sofrerão com a doença, mas é por isso que uma avaliação completa deve ser realizada.

3. O tratamento com hormônios deixa a mulher mais bonita

Outra verdade. Durante o tratamento a mulher recebe quantidades de hormônio sintético que garantem a melhora significativa na aparência da pele, cabelos e unhas.

4. A mulher pode parar o tratamento quando quiser

Um mito. Quando o tratamento com hormônios é iniciado, somente o médico poderá indicar quando e como parar. Muitas mulheres sentem-se melhores e acabam interrompendo o uso por conta própria, ação que pode causar desequilíbrio no organismo e a volta dos sintomas indesejados.

5. Os hormônios sintéticos podem melhorar o humor e a libido da mulher

Com certeza. Os hormônios são muito importantes para a libido e o bom humor da mulher, por isso, a sua flutuação, comum durante a menopausa, pode sim trazer problemas nesta área e como consequência, o tratamento pode ajudar a mulher neste sentido também.

Estes são apenas alguns fatos a respeito da reposição hormonal, pois cada caso é único e o tratamento deve ser diferenciado para cada paciente. A automedicação é extremamente perigosa, assim como a interrupção do tratamento depois que ele é iniciado.

Muitas dúvidas podem surgir na vida das mulheres e somente um profissional especializado e bem preparado poderá ajudar a compreender melhor este processo e como passar por ele de forma mais plena, tranquila e feliz.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.