Geralmente, perder peso não é uma tarefa fácil. Requer esforço, disciplina e sacrifício. Mesmo adotando dietas e exercícios na rotina, há ocasiões em que o uso de medicamentos é indicado para ajudar no processo. Mas quais remédios para emagrecer são mais eficazes? E como usá-los da maneira correta para não prejudicar o condicionamento do corpo? Este artigo vai responder algumas dúvidas e mostrar algumas funcionalidades dessas drogas.

Vamos lá?

Remédios para emagrecer realmente funcionam?

Sim. Eles são a alternativa principal para quem já sofre com os efeitos delicados da obesidade e não consegue mais emagrecer somente com o auxílio de programas nutricionais. Nesse cenário,  os remédios agem na redução do apetite e aceleram o metabolismo visando obter a perda de peso em ritmo equilibrado.

O trabalho desses remédios afeta quatro aspectos no corpo para que esse emagrecimento tenha efeitos positivos:

• Reeducação do metabolismo: não que a reeducação alimentar não funcione, mas os remédios para emagrecer causam um efeito mais intenso para que o corpo elimine peso com mais agilidade. Essa força química muitas vezes se torna mais mais eficiente quando em conjunto com uma força mecânica, no caso, a dieta e os exercícios;

• Metabolismo de carboidratos: nem toda dieta restringe a ingestão de carboidratos. Em alguns medicamentos, a substância é melhor metabolizada, evitando hiperinsulinemia e ganho de peso gradual.

• Queima mais rápida de gordura: assim como o metabolismo é reeducado, alguns medicamentos podem ajudar nessa tarefa ao diminuir os efeitos da fome, ajudando a manter um déficit energético elevado e com isso acelerando a perda de massa adiposa;

• Menor absorção de calorias: Alguns medicamentos trabalham de forma que o corpo não absorva tanto as calorias dos alimentos, principalmente aquelas vindas das gorduras.

Conheça alguns dos principais medicamentos

Reunimos, abaixo, informações sobre alguns dos principais medicamentos indicados para a perda de peso. Vale ressaltar que a receita e o acompanhamento médicos são fundamentais para a ingestão de qualquer substância nesse sentido.

Sibutramina

É um dos mais comuns. A principal característica da sibutramina é que ele reduz o apetite. Para seu consumo, é necessário acompanhamento médico e somente pessoas com IMC acima de 30 quilos podem usá-lo, antes ou depois do café da manhã em dosagem única.

Fluoxetina

Muitas pessoas usam esse medicamento para controlar ansiedade e depressão, mas ele também reduz o apetite. Não é indicado para qualquer pessoa, o que requer avaliação e uma conversa com o médico para um consumo consciente.

Orlistat

É um emagrecedor, feito especificamente para bloquear parcialmente a captação de gorduras no intestino. O grande detalhe é que o Orlistrat não reduz o apetite, mas trabalha para que o corpo não absorva gordura de forma exagerada. Por causar um lenta digestão melhora a digestão dos carboidratos, aliviando o pâncreas na produção de insulina em excesso, podendo ajudar a controlar a glicemia nos diabéticos tipo 2.

Liraglutida

É outro medicamento que age em diversos orgãos sendo os principais o cérebro (reduzindo a fome), no fígado(reduzindo a produção de glicose endógena), no aparelho digestivo(reduzindo a velocidade de disgestão dando mais saciedade) e no pâncreas(melhorando a produção de insulina).

Liraglutida

Os inibidores agen no centro da fome, localizado no hipotálamo, “desligando” a vontade de comer. Esteve proibido por algum tempo aqui no Brasil e por força de sociedades médicas que atuam nessa área, foi liberada seu uso. Tem um efeito muito bom, porém requer atenção e cuidados especializado para o uso.

Todos esses remédios para emagrecer apresentam maiores resultados quando acompanhados por um especialista médico que dará melhores detalhes sobre o uso. O consumo de remédios fitoterápicos também pode ser útil. O importante é não os consumir sem a devida orientação especializada. Nesse caso, as consequências para o organismo podem ser graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!