Emagrecer rápido: pode-se dizer que é um sonho para muitos, realidade para poucos. Gostaria de fazer parte destes poucos? A medicina pode ajudar, embora nem sempre o resultado seja exatamente o esperado.

De maneira geral, pode-se dizer que a emagrecimento rápido passa diretamente pelo metabolismo e a capacidade de acelerá-lo. E como fazer isso? Através de uma boa alimentação aliada a exercícios físicos, fórmula já muito conhecida, porém nem tão querida pela maioria das pessoas.

Com a aceleração do metabolismo, o corpo precisa gastar mais energia. É uma fórmula simples: quanto mais uma máquina trabalha, mais energia ela gasta. Com o corpo não é diferente. E acredite: até mesmo atividades intelectuais, como jogar xadrez, ler livros ou tentar traduzir uma música, já fazem o corpo queimar algumas calorias a mais.

Mas por que algumas pessoas emagrecem e outras não?

“Bom, se a questão é  acelerar o metabolismo, então basta seguir à risca a dieta bem-sucedida de alguém. Os resultados serão os mesmos, correto?” , você pode se perguntar. A verdade é que não é bem assim.

Na prática, cada pessoa tem características físicas únicas, que criam uma adaptação para determinados estímulos. Assim, aquela dieta da moda pode não funcionar com a mesma eficiência no seu caso. Até mesmo irmãos gêmeos, submetidos à mesma rotina de dieta e exercícios, não terão os mesmos resultados.

Nesse assunto de peculiaridades,  entra em cena um ponto muito importante: a necessidade da avaliação profissional de um médico especialista para a criação e adaptação de um plano alimentar para você.

É claro que é possível conseguir emagrecer rápido e de maneira saudável. Isso, porém, depende primeiro de acompanhamento profissional, depois de um bom plano de treino e, por último, de grandes doses de dedicação da sua parte, sem mágicas ou buscas por encurtar caminhos.

Aliás, o principal benefício do acompanhamento profissional é o estímulo necessário para manter essa dedicação. Aos poucos, um novo estilo de vida começará a ser implantado e os resultados iniciais poderão se tornar uma rotina mais saudável.

A medicina a favor do seu emagrecimento

E por onde começar seu processo de emagrecimento em tempo recorde? Pelo nutricionista? Fazendo a matrícula na academia? Contratando um personal trainer? Cortando os carboidratos e gordura? Nada disso, e sim indo ao médico endocrinologista para um check-up geral.

Esse profissional conseguirá identificar as especificidades do seu organismo, indicando possíveis problemas hormonais, limitações metabólicas, funcionamento do sistema digestivo e assim por diante.

Lembra que falamos que cada pessoa tem características únicas? O endocrinologista vai indicar quais as suas características. E, com essas informações em mãos, será mais fácil chegar ao exercício certo, à dieta certa e à rotina certa para um emagrecimento veloz e, o mais importante, sustentável. Com o auxílio deste profissional, você não estará cortando caminhos, mas conseguirá acelerar o processo de emagrecimento com menos dificuldades. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!