O sistema endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios do corpo. E quando esse sistema falha, alguns sintomas começam a aparecer. Essa já é a hora de ir a um médico endocrinologista. Nesse artigo você vai conhecer cinco sinais relacionados a algumas doenças endócrinas comuns.

1. O endocrinologista pode avaliar as causas de um emagrecimento

Esse é um sintoma comum entre algumas doenças do aparelho endócrino. Quando em um estágio avançado, a diabetes pode causar emagrecimento. Além dela, o hipertireoidismo também é outra patologia causadora de perda de peso.

Vale lembrar que o emagrecimento descontrolado é aquele em que a pessoa não está em uma dieta de perda de peso. Ou também em casos em que a pessoa se alimenta bem diariamente, sem restrições alimentares, mas ainda assim seu peso continua caindo.

2.Visão turva é um sinal grave

Apesar de esse ser um sintoma característico de um estágio avançado de diabetes, muitas pessoas o ignoram. Se essa manifestação estiver paralela à sede excessiva, vontade constante de urinar e também ao emagrecimento, é um forte indício de diabetes.

Se você tem sua visão prejudicada e turva, junto a esses outros sintomas, a ida ao médico endocrinologista deve ser mais do que imediata.

3. Disfunção sexual também é relacionada ao sistema endócrino

Esse é um dos sintomas que muitas pessoas ainda têm algum tipo de receio em relatar a um médico. Mas essa ocorrência pode indicar o aparecimento de alguma doença do sistema endócrino.

O hiper e o hipotireoidismo, e o hipogonadismo têm a disfunção sexual como sintoma em comum, tanto em homens como em mulheres.

4. Fadiga muscular deve ser tratada por um especialista

O cansaço físico em excesso é um indicador de algumas doenças graves do sistema endócrino. Sem saber, muitas pessoas acham que a dor no corpo pode ser um estresse muscular passageiro, devido a exercícios físicos ou à correria do dia a dia.

Mas não é para se deixar convencer com essas suposições. Um médico especializado em endocrinologia poderá fazer um diagnóstico preciso e identificar doenças na glândula tireoide, por exemplo.

5. Inchaço no pescoço precisa de avaliação médica

Inchaço no pescoço (bócio) acompanhado de sensação de aperto e inflamações na garganta e alteração da voz. Esses são vários sintomas que podem indicar a doença de Hashimoto.

Essa é uma patologia autoimune que ataca a glândula tireoide e diminui gradativamente a produção de hormônios. O avanço dessa doença também pode causar o hipotireoidismo.

Conhecer mais sobre esses sintomas não é uma maneira de se autodiagnosticar, mas sim, buscar entender alguns desses sinais e ao quê podem estar relacionados. E com isso, buscar tratamento com um médico especializado no sistema endócrino.

Ele é responsável por tratar todas as doenças relacionadas a esse sistema, visando reverter o quadro patológico e garantir saúde ao paciente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.