O condicionamento físico adequado é muito importante para qualquer pessoa, já que indica uma qualidade de vida mais saudável. Mas não basta apenas começar uma prática esportiva e acreditar que é o suficiente para ter boa saúde, ela é apenas um dos pilares fundamentais e depende de outros fatores para se desenvolver plenamente. Neste artigo, você aprenderá como melhorar a perfomance física para aumentar o rendimento da prática esportiva.

Para a endocrinologia a atividade física é essencial, mas deve seguir junto à alimentação para manter o paciente pleno e longe de remédios. O conjunto de alimentos corretos podem acelerar o metabolismo e fazer com que a prática esportiva tenha uma resposta muito mais ampla do que o esperado. Afinal, é a qualidade do combustível do atleta que o fará recuperar a musculatura, superar seus limites e aumentar a sua resistência.

O atleta precisa de combustível para aguentar os exercícios e recuperar os músculos ao término das atividades, superar os próprios limites físicos e aumentar a resistência para obter melhores resultados. Sem fórmulas mágicas, mas com consciência, é possível superar os mitos que envolvem a prática de esportes e ampliar consideravelmente a capacidade do indivíduo.

Hora de se superar!!

O segredo da boa saúde está acessível para todos: a prática de esporte aliada a uma alimentação rica em nutrientes. Ambos os fatores estão conectados e se completam, sendo impossível pensar em praticar atividades físicas sem a comida adequada. Mas nem sempre investir numa dieta equilibrada é suficiente para manter o corpo saudável na prática esportiva, já que tudo depende de combinações e de como o próprio organismo reage a elas.

Pela facilidade de acesso às informações, todo mundo que lê sobre o assunto acha que o domina e tem sempre uma dica milagrosa ou uma técnica inovadora para melhorar o rendimento. E corre muitos riscos que podem prejudicar não só a performance, como também a saúde.

Na prática, é preciso buscar um endocrinologista, que é especialista em hormônios e metabolismos e detectará as características do organismo do paciente. Só dessa forma é possível identificar as falhas e onde pode ser realizado um trabalho eficaz para melhorar o desempenho.

Outro fator relevante para o bom condicionamento físico é o equilíbrio hormonal. Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelo sistema endócrino, que atuam como mensageiros do cérebro para cada região do corpo. São essenciais para a vida humana e, como trabalham em conjunto, causam estímulos específicos, físicos e emocionais, tais como regulação de oxigênio nas células, produção de espermatozoides, equilíbrio do sono, sensação de medo etc.

A endocrinologia e o esporte

O endocrinologista voltado para o esporte tem um foco determinante para compreender como age a fisiologia humana diante de uma atividade física, incluindo a nutrição necessária para cada indivíduo, o equilíbrio hormonal e a capacidade de se aperfeiçoar ao treinamento para reduzir gorduras e melhorar a força muscular.

Não faltam no mercado também produtos voltados para o esporte. Desde roupas até suplementação, há inúmeras opções que tendem a confundir o consumidor caso ele não tenha uma orientação adequada. Suplementações podem ser realmente incríveis, mas na medida certa e com a pessoa ciente do que elas podem proporcionar, para não causar um efeito inverso ao desejado.

O grande desafio de um endocrinologista e um técnico é mudar o estilo de vida do atleta, para que ele possa realmente conseguir o máximo do corpo dele sem maltratar este. Os vícios alimentares, posturais e comportamentais estão inseridos nos hábitos diários, assim, qualquer mudança precisa ser muito bem-estabelecida para fazer a diferença.

Antes de buscar melhorias, é preciso definir as metas prioritárias para a prática da atividade física. Todo atleta que deseja um bom rendimento nos treinos precisa saber quais objetivos tem sobre eles. As metas devem ser realistas e graduais, subindo de etapas conforme são superadas em curto, médio e longo prazos. A melhora não é só pelo desempenho físico, mas também pelo mental, que inclui determinação, superação e dedicação.

Listamos abaixo dicas para melhorar a performance física para a prática de esportes, as quais seguidas à risca podem potencializar a atividade.

1 – Alimentação

Primeiro item da lista, já que, sem uma boa alimentação, não há energia e sustentação para o corpo realizar atividades. É preciso manter uma dieta nutricional baseada em alimentos ricos em carboidratos, que fortalecem a massa muscular. De forma alguma o atleta deve começar a atividade física em jejum, porque isso se refletirá no desempenho, na disposição e na saúde dele. O ideal é comer uma refeição antes e depois do treino, para ajudar a reduzir a sensação de fadiga e estimular a atividade.

2 – Hidratação

O corpo de um atleta perde muito mais água que o das outras pessoas e, sem hidratação, o organismo começa a perder o potencial de suas funções. Beba sempre muita água, sucos naturais, água de coco e chás, evitando a bebida alcoólica.

3 – Planejamento

Não basta decidir ser atleta e iniciar exercícios físicos para exercer a atividade escolhida. É preciso planejamento todo o tempo, com um treinador que seja capacitado para a especialidade que exerce. Quanto maior for a otimização do tempo, melhor será a performance.

4 – Reposição hormonal

Na última década, houve um grande crescimento na procura de produtos e medicamentos contendo testosterona. O uso indiscriminado desse hormônio preocupa os médicos, já quem nem todos os homens precisam de uma reposição da substância, e o excesso dela pode causar problemas à saúde.

Procurado por atletas pela capacidade de fortalecimento muscular, da densidade óssea, pela melhora na distribuição de gordura e pelo estímulo na produção de glóbulos vermelhos, o hormônio deve ser usado somente sob prescrição médica para melhoria da performance física.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.