Com o avanço das leis e resoluções a respeito da vida e cidadania de pessoas transgênero – no que se incluem homens e mulheres trans, bem como pessoas não binárias –, há cada vez mais procura das mesmas para iniciar o tratamento hormonal.

A terapia hormonal, para esses pacientes, significa um tipo de tratamento que consiste na aplicação dos hormônios referentes ao gênero de identificação da pessoa. Dessa forma, um homem transgênero passará por um tratamento com testosterona, e uma mulher transgênero receberá doses de estrogênio, por exemplo.

Essas aplicações resultarão em mudanças visíveis e invisíveis no corpo do paciente, que apresentará cada vez mais características físicas apropriadas ao seu gênero verdadeiro.

O que deve ser feito para iniciar a terapia hormonal

O médico responsável pela orientação geral da terapia hormonal é o endocrinologista, mas não é incomum que todo o processo seja feito de maneira multidisciplinar. É exigido um laudo psicológico que confirme a vontade do paciente, e que afirme que suas expectativas estão realmente condizentes com a realidade.

Depois dessa fase, a primeira consulta com o endocrinologista será provavelmente apenas para conversa e pedido de exames. É preciso fornecer histórico de saúde pessoal e histórico familiar, especialmente no que diz respeito a tromboses e outras complicações que serão explicadas pelo médico.

No que diz respeito aos exames, eles podem variar de paciente para paciente, mas normalmente são de imagem (como ultrassons), de densidade óssea e de sangue.

Os ultrassons mostrarão as condições anatômicas e a presença – ou não – de quaisquer problemas em certas regiões. Por exemplo, para os homens trans, são pedidos exames transvaginais e ultrassons de mamas, já que são alguns dos locais mais afetados pela mudança hormonal.

Os exames de densidade óssea e de sangue têm como objetivo verificar as pré-condições do paciente, se já existe algum desnivelamento hormonal, problemas ou qualquer coisa que possa impedir ou atrapalhar o tratamento hormonal.

Quais são as mudanças decorrentes da terapia hormonal

O que a maioria dos pacientes quer saber logo que entram em um consultório é: quais são as mudanças no corpo, e quanto tempo demoram a acontecer?

Primeiramente, é preciso alguma paciência. O tratamento hormonal será feito indefinidamente, e algumas das mudanças podem surgir antes de outras. Isso também poderá variar para cada pessoa. No geral, as alterações incluem:

  • mudanças na voz;
  • aumento ou redução de pêlos no corpo;
  • mudanças na distribuição do peso;
  • aumento ou redução das mamas;
  • aumento ou redução na libido;
  • aumento ou redução da fome.

As mudanças vão pender para um lado ou outro, dependendo se o hormônio em questão é o masculino ou o feminino. Mas, qualquer que seja o caso, é importante que todas as pessoas trans o façam com acompanhamento médico. O uso de hormônios sem acompanhamento é perigoso! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Salvador.