As glândulas adrenais, também conhecidas como suprarrenais, possuem várias funções importantes em nosso corpo.

Localizadas logo acima dos rins, podemos dizer que não têm muita relação com esse órgão. Apenas um dos hormônios liberados pela adrenal atua juntamente aos rins, evitando que o potássio e o sódio estejam em falta ou em excesso no corpo.

Essas glândulas também são responsáveis pela produção de alguns hormônios, e trabalham para manter o metabolismo sempre funcionando corretamente.

Apesar de pequenas – possuem em média 5 cm de diâmetro – são parte do sistema endócrino, e se dividem em duas partes: córtex, responsável pela sintetização de um grupo de hormônios, e a medula, que produz outros hormônios, como a adrenalina, por exemplo.

Hormônios produzidos pela glândula adrenal

Basicamente, podemos dizer que a principal função das suprarrenais é a produção de hormônios que atuarão no organismo. É para isso que serve a glândula. Dentre os principais hormônios produzidos estão:

1. Aldosterona

Ajuda a controlar os níveis de sódio e potássio que estão presentes no sangue e serão liberados na urina. Também atua na pressão arterial, fazendo com que se mantenha nos níveis normais.

2. Adrenalina

Hormônio relacionado ao estresse. Causa aumento dos batimentos cardíacos, dilata a pupila e libera maior quantidade de glicose para as células do corpo. Está relacionado às situações de medo e de perigo.

Quando você leva um susto, por exemplo, todas as reações, como o coração acelerado e a vontade de fugir, têm a ver com a adrenalina.

3. Cortisol

Também conhecido como o hormônio do estresse. No caso, está ligado ao estresse físico, como infecções, doenças e traumas. Seu principal objetivo é garantir que as células recebam glicose o suficiente para que possam se manter em funcionamento.

Além disso, esse hormônio também estimula a quebra de gordura para que seja transformada em glicose.

4. Noradrenalina

A noradrenalina tem função de preparar o corpo para uma determinada ação. Por isso, é conhecida como uma substância de “luta ou fuga”. Ele age em sincronia com a adrenalina.

Em grandes quantidades, proporciona sensação de bem-estar.

A noradrenalina também relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.

5. Hormônios sexuais

Androgênios e estrogênios são produzidos também pelas suprarrenais, sendo hormônios sexuais. Estão ligados ao estímulo à produção de testosterona e estrógeno.

Função da glândula adrenal

Depois de conhecer quais hormônios são produzidos nas suprarrenais, podemos dizer que essas glândulas servem para:

  • regular a quantidade de sódio e potássio presentes no corpo;
  • ajudar na quebra de gordura e liberação de glicose para as células;
  • atuar na produção de hormônios sexuais;
  • manter o corpo funcionando corretamente.

Isso significa dizer que, apesar de pequenas, essas glândulas têm papel fundamental no funcionamento do metabolismo, garantindo que o corpo se mantenha saudável.

Agora você já sabe para que serve a glândula adrenal, e quais são os principais hormônios por ela produzidos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Salvador.