Existem áreas já definidas para o nascimento de pêlos no corpo humano. O crescimento e desenvolvimento dos fios variam para cada pessoa, porém, as características são similares. No entanto, existem certas disfunções que alteram a formação desse fios e o aspecto anatômico do corpo, em geral.

Uma dessas irregularidades é o hirsutismo, característica comum em mulheres durante a menopausa.

A concentração de pêlos no corpo feminino pode ser maior ou menor para cada mulher, mas o distúrbio é um problema sério, e que precisa ser de conhecimento do público feminino para ser solucionado com um tratamento eficaz.

Por que ocorre o hirsutismo?

O hirsutismo potencializa o crescimento em áreas femininas e em outras partes em que a predominância seria comum num corpo masculino. Os pêlos crescem no buço, queixo, glúteos, seios e em áreas mais específicas.

Nem sempre há uma causa direta para que a condição apareça. Entretanto, o que costuma ter mais relevância é a síndrome dos ovários policísticos, uma vez que essas glândulas também são responsáveis pelo sistema endócrino no corpo feminino e pode ocasionar um aumento de hormônios andrógenos. A síndrome também pode acarretar no aparecimento de cistos e interferir na fertilidade.

Outra causa possível é a hiperplasia adrenal congênita, que altera a produção de cortisol e aldosterona nas glândulas suprarrenais. Essa alteração resulta na produção de hormônios masculinos, e os pêlos começam a surgir. A partir daí, outras irregularidades ligadas aos hormônios também podem influenciar na condição.

Como perceber o problema?

Por meio de uma criteriosa análise clínica, o médico pode conferir históricos hereditários da disfunção, situação hormonal da mulher e a presença de tumores pelo corpo. Ultrassonografias, tomografias, dosagens hormonais e outros procedimentos costumam detectar a irregularidade com facilidade.

O médico também pode conferir se a paciente tem muita acne na pele, seborreia, hipertrofia do clitóris, ou pequenas áreas de alopecia, que são sintomas relacionados ao transtorno. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser variado.

Como tratar?

O tratamento é demorado, mas demanda de boas alternativas. Controle do peso, uso de contraceptivos e antiandrógenos são medidas essenciais para que a concentração de hormônios masculinos no corpo diminua, e os folículos pilosos comecem a desaparecer.

Essas ações só darão resultados visíveis após 4 ou 5 meses, mas são eficazes para que os fios não cresçam e se desenvolvam.

Além disso, há a remoção dos fios já formados por meio de eletrólise e depilação a laser. Outras técnicas cosméticas podem ser associadas para remover o excesso de pêlo durante o hirsutismo.

O ideal é que a extração desses fios seja feita em áreas mais extensas da pele, como os glúteos, as pernas e o buço. Todas as recomendações médicas durante o tratamento precisam ser seguidas à risca para ter um ótimo resultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Salvador.