Um dos suplementos mais usados por, atletas, esportistas e frequentadores de academias, o whey protein é uma fonte proteica para quem deseja estimular o crescimento de massa muscular do corpo.

Como qualquer tipo de suplemento, o produto demanda também o apoio de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos regulares se a pessoa deseja aproveitar ao máximo dos seus benefícios.

Com o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas frequentes sobre a proteína, elaboramos este post com 5 orientações importantes para quem já é e quem deseja se tornar consumidor.

Afinal, como aproveitar melhor os benefícios do Whey Protein isolado?

Escolha o tipo certo do suplemento

Sim, existem vários tipos de whey protein no mercado, mas escolher qualquer um deles sem maiores embasamentos não é o mais indicado.  Alguns suplementos não conseguem gerar os efeitos anabólicos com eficácia devido à sua composição ou às necessidades específicas do indivíduo.

Por esse motivo, o ideal é contar com a avaliação e a recomendação de um especialista. É importante, ainda, verificar se o suplemento realmente não conta com indícios de lactose, carboidratos ou gorduras, pois a síntese da proteína fluirá melhor.

Não tome com leite

Algumas pessoas preferem misturar o leite com o produto devido ao sabor. Entretanto, como o whey é a proteína do leite isolada e de alta absorção, a mistura pode causar uma absorção lenta, provocando ineficiência no efeito que se deseja.

O mais aconselhável é misturá-lo com água para que o fluxo não tenha nenhuma alteração. Quanto menos misturas forem feitas, mais fácil o corpo vai processar a substância.

Prepare a bebida nas medidas adequadas

Falar em medidas certas pode parecer algo generalizado, mas na verdade trata-se de algo bastante subjetivo.

A dose do suplemento vai variar de acordo com o seu objetivo específico e as condições e limitações de cada organismo. Como a maioria das pessoas costuma usar o produto para adquirir massa muscular com mais rapidez, em geral o indicado é ingerir uma ou duas doses de 25 até 60 g por dia.

Isso, é claro, não é uma regra válida para todos! A depender do seu biótipo e de como sua dieta é estruturada, há casos em que as doses podem ser menores ou maiores. O segredo é especificar bem seu objetivo para um especialista, que avaliará qual é a medida mais adequada.

Tome antes e depois do treino

De forma prática, os melhores horários para tomar o suplemento é sempre em até 1 hora após o treino. Isso porque a síntese proteica não sofrerá atrasos e amplifica o anabolismo.

Use o whey protein isolado com BCAA

BCAA são ricos em aminoácidos que amplificam a capacidade do organismo fluir bem frente ao estímulo muscular. Faça o consumo do suplemento acompanhado de BCAA para potencializar os efeitos da proteína e não ter prejuízos.

Com as orientações acima e o devido acompanhamento médico, seu corpo com certeza apresentará um melhor rendimento e suas metas serão atingidas!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!