Muito se fala sobre o colesterol, mas pouco se explica sobre o que ele realmente é e quais suas funções no corpo humano. Atual “inimigo público” por ser o principal causador de doenças cardiovasculares, ele tem uma função essencial no organismo, causando danos apenas quando há uma elevação de seus níveis médios.

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo, que compõe as membranas celulares dos principais órgãos como coração, cérebro e fígado. A partir dele, são produzidos hormônios e ácidos biliares que fazem parte do processo digestivo.

O que é o colesterol?

Como o colesterol é um álcool monoinsaturado gorduroso, trata-se de um esteroide natural que não se dissolve no sangue. Para que seja transportado pelos tecidos e pela corrente sanguínea, ele se insere em moléculas chamadas de lipoproteínas. Produzidas pelo fígado, elas possuem três perfis, definidos como HDL, LDL e VLDL.

O colesterol aliado a lipoproteínas HDL tem uma função muito positiva no organismo e precisa se manter em níveis altos, superiores a 40 mg/dl, para a manutenção da boa saúde. Manter o peso ideal, com uma dieta rica em vitaminas, sais minerais e pouca gordura saturada são os principais agentes para sua produção. A prática de exercícios regulares também é muito eficiente para seu desenvolvimento.

O colesterol LDL é o grande “vilão” da saúde e precisa se manter em baixos níveis, inferiores a 130 mg/dl, em média, para não causar problemas graves. Em excesso, eles começam a se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e a impedir o fluxo de sangue, o que acaba por desencadear AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto.

Para que esse tipo de colesterol seja controlado, é preciso uma dieta ausente ou diminuta de açúcar e gordura, aliada a atividades físicas. Quando os índices se tornam superiores à média indicada, é preciso mais rigor na alimentação até que os níveis possam se tornar mais saudáveis. Pessoas que já apresentam problemas cardíacos e risco alto de complicações cardiovasculares têm um nível tolerável de até 50 mg/dl para evitar ataques cardíacos.

O colesterol VLDL é considerado o transportador de triglicérides e também precisa ter seus índices controlados para evitar obstrução nas veias e consequentes ataques cardiovasculares. A média indicada é abaixo de 30 mg/dl.

Como equilibrar os índices de colesterol no organismo?

O nível do colesterol é conferido pelo lipograma, um exame de sangue mais específico. Quando é identificado que os índices de colesterol LDL estão mais altos do que o indicado, o médico deve propor uma mudança do estilo de vida imediata para evitar riscos de doenças.

Fatores como sedentarismo, uso de cigarro e álcool, diabetes, obesidade, histórico familiar e genética podem acelerar o desenvolvimento do colesterol alto. Mulheres na menopausa também estão mais propensas a adquirir o problema, já que diminuem a produção de hormônios que auxiliam a proteger sua incidência.

Em alguns casos, mesmo dietas rigorosas não conseguem baixar os índices de LDL, sendo necessária a intervenção medicamentosa imediata. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!