A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento de glicose no organismo, que pode ser decorrente da incapacidade do pâncreas em produzir uma quantidade necessária de insulina ou fatores metabólicos que impedem a correta utilização deste hormônio pelas células do nosso corpo. Pessoas que tem a diabetes e consomem altos índices de açúcar e carboidratos podem piorar o problema, já que o organismo não será capaz de normalizar a concentração de açúcar no corpo.

Com isso, sobra muita glicose no sangue do paciente o que acaba afetando negativamente o bom funcionamento de todas as células do organismo. Existem diversos tipos desta doença, a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2 são as mais comuns. Além dessas, pode ocorrer o  estágio de pré-doença ou Pré diabetes, a diabetes gestacional, que acomete algumas mulheres durante a gravidez e outros tipos relacionados a doenças genéticas.

Tipos de diabetes e suas características

A do tipo 1 acomete um percentual menor de pessoas – cerca de 5% a 10% de toda a população que sofre com a doença. Nela, o problema central ocorre no próprio pâncreas, que é o órgão responsável pela produção de insulina,, que perde a capacidade de produzir a quantidade ideal do hormônio devido a uma autodestruição das células betas deste órgão pelo sistema imune do próprio indivíduo.

Já o tipo 2 é a mais comum e acomete cerca de 90% dos pacientes diabéticos. Ela é uma união de fatores e combina a dificuldade do pâncreas em produzir a insulina em uma quantidade e qualidade adequada às necessidades da pessoas e tem relação com o estilo de vida ruim, ou seja,  com uma dieta não equilibrada, falta de atividade física, obesidade associada, propensão genética etc.

Há ainda um estágio, que ocorre quando os pacientes são chamados de pré-diabéticos. Nesta fase, os exames de sangue indicam que há uma concentração de glicose no sangue, acima do normal, mas ainda não em patamares elevados o suficiente para poder haver o diagnóstico. Isso significa que o paciente ainda pode mudar seus hábitos e tentar evitar a doença, revertendo o quadro.

Mulheres grávidas também podem se tornar diabéticas gestacionais, já que há, naturalmente, neste período uma maior resistência da ação da insulina no organismo, fazendo com que o sangue acumule mais glicose. A causa deste problema tem relação com os hormônios presentes na gravidez que aumentam a resistência periférica à insulina. As pacientes diagnosticadas com este problema podem, ou não, continuar com a doença depois do nascimento do bebê. Mas, mesmo aquelas que retornam com a glicose ao normal apresentam maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.

Como saber se se tem a doença?

Trata-se de um diagnosticado através de um simples exame de sangue. Em jejum a quantidade ideal de glicose não deve ultrapassar 99 mg/dL. Caso o valor ultrapassado seja até 125mg/dL  já é um sinal de alerta, classificando o paciente com pré-diabetes.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outros problemas. Muitos pacientes relatam sentir muita sede, necessidade constante de urinar, fome constante e emagrecimento. Em casos mais graves, infecções constantes e alterações na visão também podem acometer o paciente. Entretanto, o diabetes tipo 2 pode ser uma doença silenciosa, porque o corpo acaba adaptando-se a valores maiores de glicose no sangue. Por isso, a visita periódica ao médico é fundamental para o diagnóstico precoce evitando problemas como infarto, doença renal, cegueira e amputações que ocorrem quando a doença não é tratada corretamente.

Qual é o tratamento da diabetes?

O tratamento da diabetes se dá pelo por três orientações principal. O uso de medicação que pode ser insulina e os orais. A segunda orientação é  a busca por uma vida mais saudável, através da prática de atividades físicas, a manutenção do peso e a terceira é seguir uma dieta com redução no consumo de carboidratos e açúcares, orientada e planejada por um profissional capacitado

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.