Se você ainda come doces escondido ou resiste à tentação de comê-los porque tem diabetes, pode ficar tranquilo. Mesmo limitando-se a algumas guloseimas, há opções de chocolates que, consumidas com moderação, são muito benéficas para todos. Saiba agora nesse artigo, qual é o tipo de chocolate mais indicado para diabéticos, e conheça os benefícios dele!

O lado bom do chocolate para diabéticos

Pensar que há benefícios comendo esse doce e sendo diabético pode ser irônico. Mas não é assim. Vamos explicar algumas coisas a respeito dessa maravilha da gastronomia.

Esse alimento é derivado do cacau, um fruto que contém flavonoides. Essas substâncias agem no organismo como antioxidantes, atuando no combate aos radicais livres, elementos associados às inflamações dos tecidos do corpo.

Uma das principais características do diabetes é a alta concentração de glicose (açúcar) no sangue. Essa substância ocasiona o aumento da oxidação celular pelos radicais livres. Logo, o derivado do cacau é benéfico para a prevenção de problemas relacionados à oxidação e inflamação de células do corpo.

A circulação sanguínea também é prejudicada pela diabetes. Essa disfunção pode levar desde ao aumento da pressão arterial a até, em casos mais graves, à amputação de membros.

Com a ação dos polifenóis, outras substâncias presentes no cacau, o fluxo sanguíneo do organismo é melhorado e a pressão arterial tende a ser controlada.

Posso comer de todos os tipos?

Atente-se! Não é todo tipo que é indicado para diabéticos.

Os chocolates ao leite e os branco não são recomendados por diversos motivos. O primeiro deles é que as taxas de açúcar desses tipos são altas, o que é altamente prejudicial até para quem não tem diabetes.

Além desse fato, a quantidade de cacau usada nesses tipos é muito menor, já que em suas receitas há outras substâncias misturadas na composição. Essas opções podem parecer mais saborosas para o seu paladar, mas não trazem todos os benefícios da versão com mais cacau.

A variedade mais indicada para diabéticos é a amarga já que possui maiores níveis de cacau e pouco açúcar em sua composição. É possível encontrar diversas versões amargas, que podem ter taxas de 55%(meio-amargo) a 90% (amargo) de cacau em sua fórmula.

Vale lembrar que a quantidade consumida deve ser levada em conta para aproveitar os benefícios do alimento, sem gerar problemas à saúde que já está afetada pela diabetes. Além disso, equilibrar o consumo de carboidratos em uma dieta que você inclui esse doce também é essencial para não aumentar o nível de glicose no sangue.

Com consciência e moderação, o consumo do chocolate amargo deve ser feito com regularidade por quem tem diabetes. Uma vez que seus benefícios e valor nutricional são maiores do que os outros tipos.

Minha dica é: escolha aqueles a partir de 70% de cacau! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.