A resposta para a pergunta que dá título a este artigo é “sim”, embora seja mais adequado dizer que é possível reverter o quadro. Mesmo assim, essa reversão só é possível em alguns casos. Em outros, o fator genético determina o quadro crônico irreversível, o que não significa que o tratamento não possa ser eficaz no sentido de garantir ao paciente uma condição de vida satisfatória.

Primeiramente, vamos entender o que é o diabetes. Essa doença ocorre quando o pâncreas apresenta deficiência na função de processar o açúcar no sangue. A insulina, hormônio produzido por essa glândula, não consegue realizar de forma satisfatória a tarefa de retirar o açúcar do sangue e levá-lo para o interior das células.

Quando isso ocorre, o índice glicêmico do sangue aumenta, causando os sintomas do diabetes. Um exame de sangue permite medir esse índice. Ele é normal quando igual ou menor que 99 mg/dL. Se o paciente tem um índice igual ou superior a 126 mg/dL, ele é diabético. Caso o índice seja entre 100 e 125 mg/dL, ele está na faixa dos pré-diabéticos.

Como prevenir e erradicar o pré-diabetes

Se o paciente for diagnosticado como pré-diabético, deve ser iniciado o tratamento que, somente em alguns casos, inclui medicação para controle da glicemia.

O tratamento indicado para essa condição é a mudança dos hábitos que levaram ao seu aparecimento e muito se assemelha à própria prevenção.

Sabe-se que um dos fatores de risco mais importantes para o diabetes é a obesidade. Sendo assim, trocar a alimentação industrializada, rica em gorduras, carboidratos e açúcares por uma alimentação natural, equilibrada e saudável é passo mandatório nesse processo de prevenção e tratamento.

Outro passo importante é adotar uma rotina de exercícios físicos como forma de melhorar a resposta do organismo à ação da insulina no controle da glicose.

Muitos pacientes conseguem corrigir o índice glicêmico com essas medidas, saindo do grupo de risco, mas é importante ressaltar que a mudança do estilo de vida precisa ser definitiva.

Como saber se estou pré-diabético?

Essa é uma pergunta que nos leva ao maior problema, que é o fato de esse quadro ser assintomático. O paciente em estado pré-diabético não apresenta sintomas, o que torna ainda mais importante a prevenção como fator de combate à doença.

No entanto, é uma condição que dura até cinco anos, o que significa que fazer exames periodicamente é suficiente para um diagnóstico precoce. Devem se submeter a exames de forma regular aqueles indivíduos que possuem o fator hereditário, que tem pacientes de diabetes na família, pessoas obesas e que estejam no grupo daqueles que se alimentam mal e mantêm uma rotina sedentária.

É claro que alguns sintomas podem ajudar a perceber o pré-diabetes, como muita sede e fome, vontade frequente de urinar e visão turva, mas muitas vezes quando eles aparecem o paciente já está diabético.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.