A glicose é um recurso muito importante de fonte de energia para o corpo e a substância responsável por realizar o seu processamento é a insulina. Porém, quando há uma baixa considerável de insulina no organismo, o corpo adota outras medidas para adquirir energia, sendo uma delas a criação dos corpos cetônicos. O problema acontece quando esses corpos produzem uma acidez elevada no sangue, o que desencadeia uma condição clínica chamada cetoacidose.

Essa acidez causada pelos corpos cetônicos desregula o sangue, deixando-o com um pH abaixo do considerado benéfico. Em virtude disso, a acidez causa problemas ao corpo afetando o metabolismo do indivíduo de várias formas.

A complexidade da cetoacidose

Primeiramente, esse tipo de doença é considerado uma complicação grave e que requer um tratamento intensivo para ajudar o paciente a supera-lo. Isso porque a cetoacidose pode desenvolver outros quadros graves como coma, infarto, insuficiência respiratória, insuficiência renal que são algumas das complicações  que podem, inclusive, levar o indivíduo a óbito.

Os corpos cetônicos também são conhecidos como cetoácidos e é uma ocorrência  comum em pacientes que iniciaram os primeiros sintomas de  diabetes do tipo 1.

Em alguns casos, naquelas pessoas já diabéticas, o paciente pode aplicar uma dose insuficiente de insulina, o que ocasiona o surgimento de cetoacidose no sangue. Outras situações clínicas podem levar pessoas a desenvolveremm a cetoacidose por conta de um consumo de energia além do normal, o que pode acontecer quando o paciente sofre grandes traumas, infecções graves,  o uso de drogas,  que levam o corpo a consumir energia com mais intensidade.

Os sintomas

Os sintomas comuns são náuseas, vômitos, boca seca, pele seca, fadiga, mau hálito (cetótico, parecido ao cheiro de vinagre de maçã), hiperglicemia e respiração profunda ou acelerada, são alguns dos indícios da doença. A medida mais cabível para diferenciá-la de outras doenças é por meio de exames de sangue, que dão um diagnóstico mais preciso.

E o tratamento?

A recomendação primordial na suspeita de cetoacidose é ie ã emergência de imediato!  Se a hiperglicemia for confirmada, o uso da insulina é primordial. Como o paciente sente muita sede, porque é comum a desidratação ocorrer em conjunto, é recomendável também uma hidratação endovenosa. O uso de medicamentos para controlar alterações de nutrientes como o sódio, potássio, magnésio, bicarbonato no sangue também é uma medida muitas vezes necessária.

Em alguns casos pode ser indicada a administração de eletrólitos, assistência respiratória e diálise que são procedimentos a serem feitos quando o paciente desenvolve casos ainda mais agudos como a azotemia e distúrbios hidroeletrolíticos.

É importante prestar atenção à condição física da pessoa que está doente. Em crianças, deve-se controlar o estresse e evitar infecções. Em adolescentes e adultos, a boa alimentação e a redução do uso do álcool também é necessário. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.