O hipogonadismo é um problema de saúde caracterizado pela deficiência funcional das gônadas, que são glândulas endócrinas, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais (no caso dos homens, os testículos; nas mulheres, os ovários). Esta deficiência pode fazer com que ocorra o retardamento do crescimento e do desenvolvimento sexual na idade da pré-puberdade. De forma geral, essa doença surge quando as gônadas não produzem quantidades suficientes de hormônios sexuais, como testosterona (masculino) e estrogênio (feminino) e pode ocorrer em qualquer idade da vida.

Ou seja, os homens e mulheres que apresentam essa doença não conseguem desenvolver as suas gônadas de forma saudável. Com isso, ocorrem problemas como testículos que não produzem testosterona e espermatozoides de forma adequada e ovários sem capacidade para produzir estrógenos e liberar óvulos. Dessa forma, este é um problema que dificulta a gravidez na mulher, bem como o sistema de reprodução dos homens.

Quer saber mais sobre o hipogonadismo, quais são seus sintomas, causas e tratamentos? Confira nesse artigo todas as dicas sobre o tema que eu tenho para você!

Quais são os principais sintomas do hipogonadismo?

• Ausência de desejo sexual;
  • Disfunção erétil, no caso dos homens;
  • Disfunções sexuais;
  • Fadiga;
  • Ondas de calor que se espalham pelo corpo;
  • Fraqueza dos músculos;
  • Perda de massa muscular;
  • Ausência de menstruação;
  • Infertilidade;
  • Alterações de humor e depressão.

Ao sentir os sintomas da doença, é essencial que o paciente busque pelo auxílio de um médico especializado em Endocrinologia, que é o profissional mais competente para indicar os tratamentos adequados.

Quais são as causas dessa doença?

Diversas são as causas que levam a esse problema de saúde. Porém, nos homens a causa mais frequente é a obesidade, que influencia de forma negativa na função da hipófise (glândula endócrina). Mas, a doença também pode ser causada por outros fatores de risco, como pancadas nos testículos e infecções, que é o caso da caxumba (inflamação das parótidas).

A utilização de alguns medicamentos, como os que são utilizados em quimioterapia e remédios que contém opioides, bem como o hipotireoidismo, também podem provocar a doença. Ainda, vale ressaltar que o problema de saúde pode surgir em ambos os sexos devido à causas congênitas, como a Síndrome de Klinefelter (homens) e a Síndrome de Turner (mulheres).

Como funciona o tratamento?

O tipo de tratamento recomendado pelo médico é escolhido de acordo com as causas da doença. Assim sendo, quando o problema é causado, por exemplo, por uma doença autoimune ou por pancadas nos testículos, o tipo de tratamento mais utilizado é a reposição hormonal.

Por sua vez, quando o hipogonadismo surge em decorrência de um tumor, o tratamento mais indicado é a intervenção cirúrgica para a retirada do mesmo, enquanto nos casos em que o problema é decorrente de um efeito colateral das sessões de radioterapia, podem ser usados medicamentos que estimulam a função dos testículos ou dos ovários.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.