Provocado pela redução na produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4), o hipotireoidismo é um problema de saúde caracterizado pela insuficiência da atividade fisiológica da glândula tireoide, que está localizada na região da frente do pescoço, ao redor da traqueia. Quando a doença ocorre, evidenciamos que a glândula deixa de produzir as quantidades necessárias de hormônios para que o organismo se mantenha com o metabolismo adequado e de forma saudável.

Há poucas décadas esse problema de saúde ainda era pouco diagnosticado no Brasil; porém, nos últimos anos, com as campanhas de saúde e o volume de informação cada vez maior o diagnóstico em regiões distantes de grandes cidades se tornou mais comum. Vale ressaltar que, ao sentir os sintomas da doença, é fundamental procurar por ajuda médica, visto que os problemas na tireoide podem se agravar com o tempo quando não são tratados. A especialidade responsável pelos transtornos relacionados a essa glândula é a Endocrinologia.

Quer saber mais sobre o que é hipotireoidismo e como buscar pelos melhores tratamentos? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que eu tenho para você!

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

Entre os principais sintomas desse problema de saúde, estão:

  • Desânimo;
  • Sensação de cansaço permanente (fadiga);
  • Dificuldade em conseguir fazer exercícios físicos;
  • Sonolência e ronco;
  • Menstruação irregular;
  • Depressão;
  • Disfunção sexual
  • O aumento de peso pode ocorrer naquelas pessoas que aumentam a ingesta de alimentos para compensar o cansaço.

Quais são as causas desse problema na tireoide?

Na maioria dos casos, esse problema de saúde surge em decorrência da Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção autoimune. Quando essa inflamação ocorre, o organismo passa a produzir anticorpos que atacam a tireoide, fazendo com que a sua capacidade de produzir os hormônios T3 e T4 seja reduzida.

Além de ser provocada por doenças autoimunes, como a Tireoidite de Hashimoto, a doença também pode surgir devido a tratamentos com radioterapia, medicamentos como o Lítio (utilizado em tratamentos para bipolaridade), gravidez, doença congênita ou deficiência de iodo, entre outras causas. Vale ressaltar que o problema atinge, principalmente, as mulheres.

Como é feito o diagnóstico?

Se você desconfia que está com algum problema que afeta a tireoide é fundamental buscar o auxílio médico para obter um diagnóstico de qualidade. Durante a consulta, o médico endocrinologista irá analisar a situação, fazendo perguntas para entender o histórico do paciente e suas condições de saúde. Para analisar se o indivíduo realmente está com a doença, o endocrinologista irá pedir um exame de sangue, que traz os níveis hormonais, a fim de medir o TSH, que é o hormônio que estimula a tireoide.

Como funciona o tratamento?

O tratamento consiste na utilização diária de uma versão sintética do hormônio T4 (levotiroxina), que é um medicamento oral responsável por restaurar os níveis saudáveis da concentração deste hormônio na corrente sanguínea e, portanto,  revertendo os sintomas da doença. A dose recomendada varia com o peso e idade da pessoa e os ajustes são obtidos com exames laboratoriais dos níveis de TSH detectados no exame de sangue. É comum que o médico peça que o paciente realize esse exame de 2 em 2 meses, aproximadamente, até alcançar a dose ideal do tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.