A diabetes é uma condição que, atualmente, afeta 16 milhões de indivíduos apenas no território brasileiro. Isso faz do Brasil o 4º país no ranking das nações com maior manifestação da doença. Nesse cenário, o dado mais impressionante é que 34% dos portadores da condição (ou seja, 1/3 deles) não sabem se possuem o diabetes.

Com o objetivo de esclarecer essa dúvida comum acerca da diferença entre o tipo 1 e o tipo 2 da doença, reunimos neste artigo os principais fatores que justificam essa classificação, incluindo causas, impacto no organismo, formas de tratamento e prevenção.

Confira a seguir!

Quais as diferenças entre a diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2?

1. Causas

A diabetes do tipo 1 é uma doença autoimune. Sendo assim, seu diagnóstico é mais comum em crianças e adolescentes, apesar de raramente ser identificada também em adultos jovens.

Já a diabetes do tipo 2 é adquirida ao longo da vida, e por isso tem como principais fatores de risco a obesidade, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo e maus hábitos alimentares.

2. Alterações no organismo

O organismo dos portadores de diabetes do tipo 1 simplesmente não produz insulina. Nesta manifestação, a defesa do organismo (ou seja, o sistema imunológico) confunde as células responsáveis pela produção de insulina, atacando-as erroneamente.

Já a tipo 2 ocorre quando o organismo do indivíduo perde a capacidade de fazer o uso adequado da insulina que é produzida, ou não consegue produzir insulina o suficiente a ponto de manter o controle e equilíbrio dos níveis de glicose (açúcar) no sangue.

A diabetes do tipo 1 afeta entre 5 a 10% dos portadores da doença, enquanto a grande concentração de casos fica para a diabetes do tipo 2.

3. Tratamento

A diabetes do tipo 1 é tratada por meio de medicamentos e reposição de insulina. Além disso, a prática de exercícios físicos e um bom planejamento alimentar também são fundamentais para o controle das taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Já a diabetes do tipo 2, que se manifesta com maior frequência em adultos e em obesos (neste segundo caso, envolvendo o público infantil), pode ser controlada por meio de exercícios físicos e plano alimentar específico, que visa diminuição na ingestão de carboidratos (principalmente dos carboidratos menos complexos, tais como os doces e refrigerantes). Alguns casos exigem ainda a aplicação de insulina e/ou de demais medicamentos.

4. Principais sinais da doença

Ambos os tipos de diabetes costumam ser identificados por meio de exames de rotina (ou seja, exames de sangue) e possuem sintomas bem similares. São os principais deles:

  • Sede e fome constantes;
  • Vontade frequente de urinar, incontroláveis vezes ao dia;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Visão turva;
  • Ansiedade e nervosismo;
  • Alterações no humor.

Geralmente, esses sintomas se manifestam de uma hora para outra e rapidamente em portadores de diabetes de tipo 1, enquanto são gradativos na diabetes do tipo 2. Agora você já conhece as principais características que diferenciam a diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!