O diabetes é uma doença muito comum não só no Brasil, mas no mundo todo. As pessoas que possuem essa doença, precisam criar formas alternativas de alimentação, cuidando dos alimentos que são ingeridos para que não tenham maiores complicações. Uma das formas de controlar a glicemia e evitar esses problemas, é através da contagem de carboidratos.

Para quem nunca ouviu falar sobre isso, vamos explicar melhor. A contagem de carboidratos é, na verdade, uma terapia nutricional e se resume na contagem de quantos gramas de carboidratos são ingeridos durante o dia, seja nas refeições como nos lanches. Essa medida serve para controlar a quantidade de carboidrato e manter os níveis de glicemia dentro dos limites desejáveis.

Mas por quê fazer a contagem de carboidratos para o controle do diabetes?

É muito simples. Para quem ainda não sabe, o carboidrato é o nutriente que mais se transforma em glicose. Por isso, a partir do momento em que as pessoas diabéticas entendem como fazer a contagem correta e adequada dos carboidratos, abre-se uma variedade muito maior na escolha dos alimentos que podem ser ingeridos. Além disso, há maior vantagem ainda no controle ideal da glicemia.

A terapia nutricional de contagem de carboidratos pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha diabetes, ou seja, pode ser inserida tanto no dia a dia de quem segue a rotina de tratamento com múltiplas doses de insulina, ou então, por pessoas que seguem o sistema de infusão contínua de insulina, a bomba de insulina. Nestes últimos casos, a infusão poderá ser ajustada de acordo com os alimentos que a pessoa ingere em sua alimentação.

Quem pode fazer a contagem de carboidratos?

É importante ressaltar que não são apenas as pessoas que tomam insulina que podem fazer a contagem de carboidratos. Qualquer pessoa que tenha diabetes pode se utilizar dessa contagem para controlar os níveis de glicemia e conseguir ter uma vida mais tranquila e saudável, sem maiores preocupações.

Quais alimentos merecem atenção?

Se você também se interessou e deseja começar a contagem de carboidratos, veja a seguir, quais são os alimentos que são ricos em carboidratos, e que, portanto, exigem maior atenção na hora de serem inseridos na alimentação:

  • pães,cereais e biscoitos
  • mandioca,batata
  • farinhas,grãos
  • massas, arroz  branco
  • leites e iogurtes
  • frutas
  • açúcar
  • doces em geral

Para fazer a contagem correta, é preciso se atentar aos rótulos dos alimentos, para saber quanto cada um deles possui de carboidrato. Em seguida, é preciso ainda verificar qual é a quantidade de alimento ingerido e fazer o cálculo em cima disso. Os legumes possuem uma pequena quantidade de carboidrato, portanto, praticamente só entram na conta quando o consumo desses alimentos for muito grande.

Para quem tem dúvidas sobre a carne, ela não tem carboidrato. No entanto, é fundamental saber que as carnes são ricas em proteína. Proteína é um nutriente e boa parte delas acabam se transformando em carboidrato, por isso, precisam ser levadas em consideração.

O ideal para fazer a contagem correta é procurar sempre a ajuda de um profissional que irá indicar como contar os carboidratos e os alimentos que podem ser inseridos na alimentação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.