A diabetes é uma doença que exige constante controle da glicemia, de forma que seja possível descobrir se você está com pouco ou muito açúcar no sangue.

Quem é diagnosticado com esse problema precisa estar sempre atento e medir com certa frequência os níveis de glicose. Assim, é interessante que esse controle seja feito antes e após as refeições, principalmente se existe a necessidade do uso da insulina.

O nível recomendado de glicose se encontra entre 77mg/dL e 99mg/dL quando em jejum e inferior a 140mg/dL até duas horas após ingerir algum alimento. Se estiver abaixo desses valores, é preciso se alimentar. Encontrando valores acima desses, é hora de buscar uma forma de baixar os níveis de açúcar no sangue.

Para que essa medida seja confiável, é preciso que ela seja feita adequadamente. Acompanhe, então, como fazê-la:

Medir a glicemia com um aparelho comum

O aparelho comum para medir os níveis de glicose necessita de uma pequena amostra de sangue, obtida com um furo no dedo. Para realizar a medição é preciso:

  1. Lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool.
  2. Colocar uma fita nova no aparelho (a fita de teste).
  3. Espetar um dos dedos com a agulha do próprio aparelho.
  4. Encostar a fita de teste no sangue que acaba de sair do dedo até preencher seu depósito completamente.
  5. Esperar que o aparelho mostre o valor de glicose no sangue.

Como quem tem diabetes pode precisar medir a glicemia várias vezes ao dia, é indicado variar os dedos para evitar machucados e incômodos.

Faça a medição logo pela manhã e antes de dormir

Apesar de nem sempre ser necessário verificar a todo momento como está a glicemia, existem dois horários mais importantes nos quais esse teste deve ser feito: pela manhã, após acordar e ainda em jejum, e à noite, antes de ir dormir.

Além dessa verificação ao acordar e antes de se deitar, medir a glicose duas horas antes e duas horas depois da refeição também é indicado, ou sempre que a pessoa notar algum sinal de hipoglicemia.

Medir a glicemia com o aparelho FreeStyle

O FreeStyle é um aparelho mais moderno usado para medir a glicemia. Não necessita furar os dedos e usa um sensor, que fica preso ao braço durante todo o dia e analisa os níveis de glicose no sangue.

Com esse aparelho é possível verificar como está a glicose naquele momento, nas últimas 8 horas e gerar uma tendência para as próximas horas.

Para verificar os dados, basta aproximar o leitor ao sensor preso ao braço. Ele funciona como um scanner e irá apresentar os valores solicitados em poucos segundos. Indicado para pessoas que precisam medir a glicose do sangue com maior frequência (6x ao dia é o maior número indicado) e não gostam de ficar furando os dedos.

Como você pode ver, existem dois aparelhos mais indicados para medir a glicemia do sangue. Ainda assim, o mais importante é verificar esses valores logo ao acordar, antes de ir dormir e entre as refeições, de forma a ter um maior controle.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.