Seja com presença de líquido ou de consistência sólida, um nódulo da tireoide costuma causar efeitos negativos significativos na glândula. Além de alterar o ciclo produtivo de hormônios e enzimas, um nódulo na região também pode afetar a voz, desencadear inflamações na própria glândula e gerar desconforto no pescoço devido ao tamanho aumentado.

Mas como perceber o problema rapidamente? Que medidas realizar para se chegar a um diagnóstico exato? Algumas técnicas são inteiramente pertinentes para se notar o nódulo, uma vez que nem sempre é fácil de detectá-lo, se não tiver atingido um tamanho considerável.

Como identificar um nódulo da tireoide?

Ultrassonografia

O recurso por imagem é a medida mais prática usada pelos médicos para detectar alguma alteração na glândula. Além de descobrir se o nódulo possui ou não líquido em seu interior, a ultrassonografia vai verificar o tamanho e se ele afeta alguma outra parte próxima.

Os ultrassons são feitos com frequência, mesmo depois do tratamento do problema. Não só para verificar a forma do nódulo da tireoide, mas também para constatar se há aumento de volume nodular.

Exames de sangue

Os exames de sangue também podem indicar alguma alteração na glândula. Os níveis de TSH são taxas de hormônios produzidos pela tireoide e uma concentração muito alta pode ser considerada uma irregularidade advinda do aparecimento do nódulo. Hipertireoidismo e hipotireoidismo são casos comuns nessa situação e precisam ser tratados de imediato.

Biópsia

No caso de uma punção, o médico poderá usar uma agulha para aspirar células do nódulo e verificar a natureza do corpo, averiguar como ele surgiu, se é cancerígeno ou não, entre outros detalhes.

No caso de uma biópsia, a amostra é conseguida retirando parte do nódulo ou retirando o fluído de sua composição, caso ele tenha. A biópsia é o meio pelo qual se consegue ter certeza se o nódulo é benigno ou maligno. Entretanto, uma biópsia não costuma ser a medida mais indicada para analisar qualquer nódulo na glândula. Nem todo nódulo é maligno e alguns desaparecem por conta própria. 

No geral, mesmo se notando a consistência, o ultrassom é feito para se determinar o crescimento ou não do nódulo e se houve estabilidade inflamatória na tireoide.

Outros procedimentos, como cintilografia da tireóide, podem ser prescritos pelo médico para detectar o nódulo “quentes”(produtores de hormônio) da tireoide. Quanto mais cedo a pessoa observar manifestações incomuns como rouquidão, dor no pescoço ou outro problema, mais fácil será identificar o quadro clínico e agir com eficácia no diagnóstico do nódulo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.