Se o título deste artigo despertou seu interesse, é bem provável que você esteja buscando meios mais eficazes para perder peso, não é mesmo? Quem está acima do seu peso ideal, de fato vive procurando fórmulas de emagrecimento rápido e eficaz.

No entanto, é preciso ter em mente que dietas e métodos milagrosos não existem na prática. Na verdade, só aumentam a ansiedade a cada tentativa frustrada para emagrecer.  Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te ajudar a perder medidas de maneira sustentável e saudável.

Acompanhe a leitura:

1. Conscientização

O primeiro passo para obter o resultado desejado é a conscientização sobre o problema, ou seja: encarar a balança e o espelho para visualizar melhor o corpo e peso que estão pondo em risco a saúde. Não é uma tarefa simples!

Com o reconhecimento do problema, torna-se mais fácil assumir o compromisso pessoal de emagrecer para ter mais qualidade de vida, saúde e autoestima. A ideia não deve se basear na satisfação da opinião alheia, mas no fortalecimento do amor próprio e no aumento do bem-estar diário.

2. Check-up

Fazer um check-up é importante para entender melhor os efeitos dos quilinhos a mais sobre a saúde. Nunca é demais lembrar que o sobrepeso é fator de risco para uma série de doenças cardíacas, tais como hipertensão, diabetes, varizes e outras patologias. Há também, é claro, o efeito negativo sobre a autoimagem: baixa autoestima, insegurança, timidez, isolamento social são alguns dos fatores.

Nesse quadro, a avaliação médica evidencia a necessidade de perder peso para preservar a saúde, o que é um estímulo muito forte para o processo de emagrecimento.

3. Reeducação alimentar

Na briga com a balança, é comum tentar todo tipo de receita “infalível” para emagrecer. Mas as fórmulas milagrosas causam somente o efeito sanfona (emagrece/engorda/emagrece), e ainda podem gerar distúrbios alimentares e outros prejuízos à saúde.

Se você quer emagrecer de maneira eficiente, consulte um especialista para formular um programa de reeducação alimentar. Ao aprender a se alimentar da forma correta, balanceando o cardápio, sem sofrimento, você perderá peso com eficácia. Além disso, o médico poderá recomendar alimentos que ajudam a “queimar” a gordura e “desintoxicar” o organismo, tudo de acordo com o seu quadro de saúde.

4. Atividade física

A prática de exercícios físicos é essencial para quem deseja perder peso e, após o emagrecimento, manter as medidas. Na academia, você contará com a orientação de educadores físicos para fazer o treinamento mais apropriado. Caso não seja possível frequentar a academia, você pode estabelecer uma rotina diária de exercícios físicos em casa, fazer caminhadas e praticar algum esporte. O mais importante é combater o sedentarismo. O corpo precisa queimar calorias e, para isso, é necessário praticar exercícios com regularidade.

A prática acelera o metabolismo que leva ao emagrecimento, ajuda a modelar as formas, melhora a musculatura e, claro, levanta o astral.

5. Relaxamento e descanso

É válido destacar que ansiedade e estresse são fatores de risco para o ganho de peso. Por isso, se você deseja emagrecer, analise seu modo de vida, hábitos e atitudes. Visualize os “gatilhos” que levam você a comer além da conta e fora de hora. É fundamental mudar a rotina, a fim de perder peso de maneira eficiente. Organize melhor seus compromissos diários para ter tempo para se alimentar adequadamente, nas horas certas. Procure relaxar o corpo e a mente com atividades prazerosas. Quem dorme pouco ou muito acaba engordando. Então, regule o horário do sono para obter melhores resultados no processo de emagrecimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!