Você sabe do que se trata a pressão arterial? Há dois elementos essenciais no processo que leva à formação dessa pressão: um deles é o coração, o outro as artérias.

O processo é aparentemente simples: o coração bombeia o sangue para o sistema circulatório. As artérias são as responsáveis por conduzir esse sangue para os órgãos do corpo. É através desse sangue, então,  que os órgãos recebem os nutrientes necessários para o seu funcionamento.

Como uma espécie de bomba d’água, o coração faz um movimento contínuo de bombeamento, enchendo-se e esvaziando-se. Se as artérias estão desobstruídas e elásticas, esse fluxo de sangue ocorre normalmente. Por outro lado, quando ocorre obstrução parcial das artérias ou elas encontram-se enrijecidas ou calcificadas, a pressão aumenta e o coração precisa fazer um esforço maior.

Se entendemos esse processo, é possível imaginar quais as consequências da pressão alta: infarto do miocárdio,  insuficiência renal e o AVC (acidente vascular cerebral) são algumas delas.

No caso da hipertensão grave, o indivíduo pode apresentar sintomas como dores de cabeça prolongadas, dificuldade de respirar, vômito, dispneia e visão embaraçada: tudo isso é consequência dos danos causados ao cérebro, olhos, coração e rins.

E então, como controlar a hipertensão primária?

O caminho natural para controlar a pressão é combater as causas que levam ao enrijecimento das artérias. Entre elas, estão o envelhecimento, fatores genéticos e hereditários.

Quanto a esses elementos, não há muito o que fazer, mas até eles podem ser atenuados combatendo os fatores de risco, que dependem do estilo de vida de cada indivíduo.

A obesidade, por exemplo, é um fator que predispõe o indivíduo a sofrer de hipertensão. A obesidade aumenta os níveis de insulina no sangue, além de provocar a retenção de sódio pelos rins.

Vale lembrar que a obesidade está fundamentalmente ligada à alimentação inadequada. Entenda-se, por alimentação inadequada, a ingestão exagerada de açúcares, gorduras e sal. Tal tipo de alimentação deve ser substituída por mais frutas, legumes e verduras. Alimentos cozidos, grelhados, assados e refogados, assim como o uso de produtos desnatados, temperos como alho, salsa, cebola e cebolinha, ervas e limão, deve ser um hábito. Consuma, tanto quanto possível, alimentos naturais, não processados.

Outro fator grave é o estresse. A exposição a situações de angústia, ansiedade, excesso de trabalho e preocupações pode ser responsável pela elevação da pressão. Quando esses fatores são associados a uma vida sedentária, na qual esteja ausente a prática de exercícios, temos um cenário perfeito para o aparecimento da hipertensão.

Logo, recomenda-se, além da boa alimentação, que as pessoas procurem se exercitar e cuidar da mente.

Outro ponto a ser considerado é o controle ou a redução do consumo de álcool, que contribui para o aumento da pressão arterial. O tabagismo também é um vilão, pois está ligado ao aumento de risco de problemas cardiovasculares e acentuam o envelhecimento dos vasos sanguíneos.

Enfim, não esqueça de medir a pressão arterial regularmente e consultar o médico para check-up periódicamente. A pressão arterial excelente é aquela em que a relação da pressão sistólica (contração cardíaca) e a pressão diastólica (dilatação cardíaca) é em média 12 por 8. Nunca deve passar de 14 po 9. Algumas doençcas crônicas exigem um controle ainda mais rigoroso.

Quer saber mais?

Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!