Você sabe o que é o sistema de contagem de carboidratos? Ele é um dos cuidados fundamentais para os portadores da diabetes e trata-se de um detalhe especial, que tem por objetivo equilibrar as refeições e a dieta das pessoas portadoras de diabetes.

Diabetes, por sinal, é uma doença atualmente bem comum entre a população e que pode ser desenvolvida em indivíduos de qualquer idade. É causada por múltiplos motivos, o que tende a aumentar mais ainda o número de seus portadores e que precisa de diversos tipos de cuidados, pois pode gerar danos bem significativos. Você pode ler mais sobre a diabetes neste artigo do blog.

Um dos métodos de tratamento dietético para a diabetes é a contagem de carboidratos, que consiste na contabilização dos gramas de carboidratos consumidos nas refeições e nos lanches, que tem como objetivo manter os níveis de glicemia dentro dos limites saudáveis.

Fazendo a contagem de carboidratos nos alimentos

Para a contagem é necessário que se saiba quais são os alimentos que contêm carboidratos, o que, no caso dos alimentos industrializados pode ser feito através da leitura dos rótulos dos alimentos e no caso dos demais alimentos através de pesquisa e de consulta médica.

Como identificar os carboidratos em alimentos

As siglas representativas dos carboidratos e que podem ser identificadas nos alimentos são HC e CHO. Alimentos que costumam ser ricos em carboidratos e, portanto, que necessariamente precisam ser analisados são:

  • Biscoitos;
  • Cereais;
  • Frutas;
  • Pães;
  • Mandioca;
  • Arroz;
  • Mel;
  • Sorvete;
  • Entre muitos outros.

Por refeição, quanto um portador de diabetes deve consumir?

Essa é uma questão bem individual de cada pessoa, porém a pessoa tem que ficar atenta ao seu estado glicêmico. A consulta e o acompanhamento profissional é de indispensável importância para uma dieta mais equilibrada e assertiva.

Quais alimentos não precisam passar pela contagem de carboidratos?

Alimentos ricos em fibras como os legumes, que têm baixo teor de açúcar, não precisam passar pela contagem ao longo dia, por exemplo. Vale lembrar, entretanto, que a elevação da glicemia pode ser uma resposta à grande quantidade de alimentos gordurosos ou à ingestão de bebidas alcoólicas com estômago vazio.

Na fase da contagem, quanto de insulina utilizar?

  • Normal em adultos: Para cada 15 gramas de carboidratos 1 unidade Insulina (apenas uma base);
  • Normal para Crianças: 1 unidade de insulina é a equivalente 20 a 30 Gramas de carboidratos.

Ressaltando, mais uma vez, a importância do acompanhamento profissional para quantidades exatas conforme cada corpo e organismo.

Contagem de carboidratos é somente para pessoas que utilizam insulina?

Não, o método é indicado para todas as pessoas portadoras de qualquer tipo de diabetes, o que inclui as crianças e as grávidas, com diabetes gestacional. A variação vai ser feita de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser avaliada apenas por um profissional capacitado.

Vale ressaltar que a variação de alimentos é importante,pois é ela que ajuda a controlar melhor todo o dia a dia e a rotina do paciente.

Vantagens da contagem de carboidratos

Para o portador da diabetes tipo 1 é visível o auxílio e a adequação da quantidade de alimentos junto ao uso da insulina, levando em consideração cada refeição feita no dia.

Já para os portadores do tipo 2, a metodologia ajuda o paciente a ter uma vida mais regrada e eficaz ajudando-o a equilibrar a forma como ele come e também a quantidade de alimento ingerida em cada refeição, controlando calorias e evitando problemas mais graves, como a obesidade.

Será que a contagem funciona mesmo?

Sim! A contagem pode fazer a diferença na vida do paciente com diabetes! Entretanto, é necessário tornar-se um frequente observador, fazendo a contagem de cada alimento. É necessária uma atenção especial principalmente no início do tratamento e muita dedicação ao longo dele para não sair da linha.

É recomendado ainda que seja feito um teste de glicemia antes e após duas horas de cada refeição para que se tenha um maior controle sobre os resultados, porém é sabido que a contagem de carboidratos é bastante benéfica! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.