Uma das doenças que mais atingem pessoas em todo o mundo, a diabetes, como se sabe, está relacionada à produção de glicose do próprio corpo. Uma pessoa diabética, desse modo, precisa controlar seus níveis da substância para que não venha a sofrer consequências mais graves. A glicose, vale lembrar, é a principal fonte de energia para os organismos vivos.

Nesse cenário, a melhor forma de tratar e até mesmo de prevenir a diabetes está associada ao controle da própria alimentação. Ter hábitos alimentares saudáveis, ingerindo os elementos adequados, ajuda (e muito!) na estabilização dos níveis de glicose, auxiliando no controle da doença e permitindo uma maior qualidade de vida.

Conheça 6 alimentos para estabilizar glicose

Couve e espinafre

Já começamos a lista com dois alimentos similares em seus benefícios para o controle da glicose! Couve e espinafre se destacam quando o assunto é estabilizar a substância de maneira imediata. Ambos são ricos em vitaminas A e C, além de serem fontes de ferro, magnésio e potássio. A boa notícia é que você pode preparar até mesmo bebidas doces (sem usar açúcar, apenas com alguma fruta) e ajudar a controlar os índices de glicose.

Tomate

O tomate é outro alimento que ajuda a estabilizar a glicose de maneira eficaz, além de ser extremamente acessível e fácil de consumir. O fruto pode ser ingerido na sua forma natural, ou seja, cru, ou então ser cozido. Além disso, ele também pode e deve ser usado no preparo de sopas e caldos.

É interessante lembrar que é recomendável que a pele do tomate também seja consumida. Muitas pessoas têm o costume de descartar essa parte, mas ela é rica em licopeno, uma substância poderosa no combate ao câncer.

Feijão

É verdade, o feijão é um alimento que tem o poder de ajudar a estabilizar os níveis de glicose no organismo!  Quando é combinado com legumes verdes, o feijão ajuda a regular os níveis de insulina, fazendo com que as quantidades sejam normalizadas.

Vale ressaltar que o carboidrato do feijão é de absorção lenta, o que significa que é preciso apenas uma pequena quantidade do alimento para atingir uma sensação de saciedade. Uma ingestão regrada do grão também assegura que não ocorram picos de glicose.

Brócolis

Quem sofre com diabetes deve saber que o brócolis não pode faltar na sua cozinha! Esse alimento não serve apenas para controlar os níveis de glicose (o que já seria de bom tamanho, não é mesmo?), mas também ajuda a melhorar a saúde de um modo geral. O alimento é rico em proteína vegetal, além de ter grandes quantidades de vitamina A e vitamina C, que ajudam no sistema imunológico. Isso sem contar que o brócolis também é rico em fibras, atuando para o bom funcionamento do intestino.

Aveia e outras fibras

Por fim, essa é uma boa dica de café da manhã para quem precisa controlar os níveis de glicose: uma tigela de mingau de aveia é um alimento perfeito para garantir a saciedade de forma saudável, pois também se trata de carboidrato de lenta absorção, ou seja, que não causa picos de insulina.

Os alimentos listados acima têm a vantagem de serem facilmente encontrados no dia a dia e comuns no cardápio do brasileiro, além de fazer total diferença para os diabéticos! Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador!