Após descobrir que você tem diabetes, conviver com a doença e se restringir de certas refeições pode parecer um grande sofrimento. Mas para continuar saciando as vontades alimentares, é possível, com dedicação e disciplina, ter uma vida normal sem muitas limitações.

No lugar de alguns alimentos, há outros que têm um grande efeito positivo no controle da doença. Conheça agora cinco alimentos que devem ser mais consumidos por diabéticos.

Dieta para diabéticos: você pode começar pela maçã

Seja no café da manhã ou durante o resto do dia, a maçã é uma fruta bem indicada. Além de ter muitas vitaminas, este alimento possui fibras em sua casca, que ajudam a controlar a absorção de glicose e podem ajudar também na redução do colesterol ruim (LDL).

Além dessas vantagens, as mesmas fibras trazem a sensação de saciedade, fazendo com que você evite comer mais do que o necessário. A maçã ainda possui baixo índice glicêmico, o que não deixa que picos de glicemia apareçam a após sua ingestão.

A batata doce ajuda também no emagrecimento

Mais uma grande aliada para incluir na dieta de controle de diabetes. A batata doce é um alimento de baixo índice glicêmico, então sua absorção pelo organismo é bem lenta. Por esse mesmo fator, ela também é indicada para dietas de emagrecimento.

Além do mais este tubérculo possui fibras solúveis, que facilitam o processo de digestão. E também bastante vitamina A, que reforça o sistema imunológico.

Inclua algumas castanhas diariamente

Entre a grande variedade de castanhas, destacam-se as nozes, amêndoas, e as castanhas-do-pará e de caju, no combate à diabetes. Esses alimentos são muito ricos em ácidos graxos monoinsaturados, que agem elevando o colesterol bom (HDL) e diminuindo o ruim (LDL).

Fora esses benefícios, as castanhas carregam grandes quantidades de ômega 3, um tipo de ácido graxo excelente para o controle de diabetes.  Apesar disso, as castanhas devem ser consumidas moderadamente, porque possuem muitas calorias.

Opções de peixes: salmão, tilápia e atum

Estes três peixes possuem muito ômega 3, a substância que ajuda a diminuir o índice de triglicérides e controla as taxas de colesterol. Além do que, esses alimentos são ricos em proteínas e vitamina D, que garantem mais resistência ao corpo.

Consumidos de forma grelhada ou assada, em que não se usam óleo, esses alimentos são mais saudáveis do que fritos.

Feijão: para o dia a dia

Com lugar garantido nos pratos brasileiros, o feijão é um alimento de destaque para uma dieta de controle de diabetes. O grão contém altas taxas de proteínas, e também vitaminas de baixo índice glicêmico, que equilibram os níveis de glicose no sangue.

O feijão ainda tem ferro, e antioxidantes, que combatem a formação de radicais livres no organismo.

Diante dessas opções de alimentos para diabéticos, fica mais fácil administrar a doença e manter uma boa qualidade de vida. Além da alimentação, praticar atividades físicas também ajuda no controle de diabetes e ainda mantém a forma física em dia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.