Você já deve ter ouvido mil e uma coisas a respeito da diabetes, doença que atinge milhares de pessoas. Mas antes de sair fazendo qualquer tratamento que indicaram ou deixar de fazer alguma recomendação médica especializada, é bom se informar. Para isso, trouxemos nesse artigo quatro mentiras comuns sobre essa doença. Confira!

1. Para controlar a diabetes, você deve medir o nível da glicose só em jejum

Essa é uma afirmação que não faz sentido para uma doença progressiva. Os testes de glicemia feitos em jejum são recomendados para verificar as taxas de glicose durante o período sem ingerir nenhuma alimentação.

Porém, depois de comer algum alimento, o nível de glicose pode subir e causar uma hiperglicemia. Outro caso de variação do índice glicêmico é o de uso de medicamentos como a Glimepirida ou a Glicazida, que em algumas pessoas pode abaixar demais o nível causando a hipoglicemia.

Esses contratempos podem ser evitados com a medição da glicose no sangue ao longo do dia, independente do horário ou estado de jejum.

2. Diabéticos podem comer frutas à vontade

Não é bem assim. As frutas são excelentes alimentos por terem fibras, vitaminas e outros nutrientes, mas contém a frutose, que é o açúcar natural delas.

Cada fruta tem um nível diferente de frutose, e se você comer em excesso algum tipo muito doce vai elevar seu nível de glicose no sangue. Então a dica é moderar o consumo de frutas e dar preferência às menos doces.

3. Pessoas magras não têm diabetes

Magreza pode ser considerada um sinal estético de boa saúde, mas não evita todas as doenças.

Para essa mentira sobre essa doença, há alguns pontos para tratar separadamente. Há dois tipos mais predominantes dessa doença, a tipo 1 e a tipo 2.

A primeira acontece quando o próprio sistema imunológico da pessoa destrói as células que produzem e secretam a insulina para o corpo. A incidência desse tipo é maior em crianças e adolescentes magros.

Além dessa característica, pessoas magras podem ter predisposição genética e histórico familiar da doença de tipo 2.

Já a de tipo 2, ocorre quando o pâncreas é deficiente em qualidade da produção de insulina e não consegue suprir a demanda do organismo além de resistência periférica à insulina, ou seja, o hormônio produzido não consegue agir corretamente no tecido do corpo. A maior parte dos diabéticos desse tipo são pessoas com sobrepeso ou obesidade.

4. Não precisa tomar o medicamento, se pela manhã o nível de glicose estiver controlado

Como no caso de só medir a taxa de glicose em jejum, isso é uma grande mentira.

Mesmo que o nível de glicose esteja controlado, você deve seguir normalmente com as doses de medicamentos prescritos. O remédio age durante várias horas e tem o efeito de evitar aumentos ou quedas rápidas das taxas de glicose no sangue.

Então, o ideal é tomar a medicação para diabetes na mesma dose e horários, mesmo que as taxas estejam sem alterações. Em caso de mudanças inesperadas nos valores dos níveis, você deve marcar uma consulta com seu médico.