Alimentar-se de maneira correta e saudável é a recomendação que mais ouvimos nos dias de hoje. Um prato colorido, com muitas verduras e legumes, a ingestão de, pelo menos, dois litros de água diariamente e trocar os doces por frutas. Esse é o cenário ideal para quem busca refeições mais saudáveis e equilibradas e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Essa alimentação correta, aliada à prática regular de exercícios físicos, é a receita ideal para quem busca ser uma pessoa saudável e com o corpo em dia. Porém, o mundo moderno trouxe mais estresse e correria do que esperávamos. Muitas vezes, não temos tempo nem de realizar as refeições e, muito menos, de pensar o que haverá nelas.

É nessa situação que mora o perigo. Muito mais do que apenas selecionar os alimentos do seu cardápio, é importante reservar alguns períodos do dia para se alimentar. Você já parou para pensar quantas refeições você deve fazer durante o dia? Essa pergunta é muito importante e tem gerado muito debate entre os especialistas.

Cinco ou seis refeições?

Muitos especialistas afirmavam que, em um cenário ideal, as pessoas deveriam realizar seis refeições por dia. Nessa situação, seria necessário comer de três em três horas. Também existem médicos que defendem que o ideal é fazer cinco refeições por dia, para garantir o bom funcionamento do metabolismo e do corpo de uma forma geral. Mas afinal, qual das duas opções está correta?

Estudos realizados recentemente revelaram que não há a necessidade de se realizarem seis refeições por dia para emagrecer ou regular o metabolismo. Mais importante que isso, é saber equilibrar a alimentação e optar por alimentos mais saudáveis, que ajudem no funcionamento do organismo. Evitar os excessos e opções muito doces e gordurosas que, apesar de atrativas, não trazem nenhum benefício para o corpo.

Por isso, o segredo não está na quantidade de refeições, mas na qualidade dos alimentos que irão compor o seu prato. Caprichar no café da manhã, com frutas e fibras e optar por um almoço e um jantar com saladas, proteína e uma quantidade reduzida de carboidratos, pode ajudar no controle do peso e trazer saciedade.

Mas e se eu for diabético?

Quando o assunto é diabetes, o cenário muda. Os pacientes que sofrem dessa doença e fazem o uso de insulina, geralmente precisam realizar seis refeições por dia. Isso acontece porque se alimentar mais frequentemente evita a hipoglicemia, problema causado pela baixa quantidade de açúcar no sangue.

Porém, por mais que as pessoas com diabetes e que fazem uso da insulina tenham que se alimentar mais frequentemente, é importante ter em mente que essas refeições precisam ser saudáveis e equilibradas também. O ideal é sempre optar por alimentos leves, realizar lanches no meio da manhã e da tarde com frutas e fibras e beber muita água, mantendo o corpo saudável e hidratado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Salvador.